Pesquisas

2012-2014. Relações interétnicas, Educação e Igualdade Racial: etnografia de escolas quilombolas no Rio Grande do Norte

Descrição: A pesquisa articula conceitos como etnicidade, grupo étnico, quilombola, diversidade étnico-racial e étnico-cultural e pauta na observação de processos sociais e dinâmicas culturais presentes no ambiente de escolas quilombolas em duas comunidades potiguares, buscando compreender como as escolas quilombolas têm implementado a temática étnico-racial nas práticas pedagógicas. A intenção é observar tais práticas pedagógicas e documentar as visões, concepções e modos de transmissão de conhecimento de professores e alunos quilombolas ou não quilombolas e no âmbito das respectivas comunidades. Para tanto, a pesquisa fará o mapeamento da situação educacional das comunidades quilombolas do Jatobá (Patu-RN) e do Pêga (Portalegre-RN) na região oeste potiguar, ao mesmo tempo em que se esforçará na identificação do perfil dos docentes que atuam em escolas quilombolas. Realizará uma etnografia de tais escolas a fim de apreender as relações cotidianas, envolvendo adultos e crianças quilombolas ou não quilombolas. Espera-se que a pesquisa promova espaços de reflexão no âmbito da escola sobre seu projeto pedagógico e uma tomada de decisão acerca do currículo diferenciado, os quais possam contribuir para a formulação de uma agenda de ações junto às lideranças do movimento negro rural. Terá relevância social para as escolas, a partir da estruturação das escolas quilombolas baseada na construção de um currículo diferenciado; aposta-se na reeducação das relações étnico-raciais pautada na compreensão das formas de produção das relações preconceituosas e racistas, no combate ao racismo e na valorização da história e cultura dos afro-brasileiros e dos africanos. Para a universidade, a relevância reside intensificação de seu contato com parte da área de sua atuação, mais especificamente, com instituições da sociedade, como as escolas quilombolas, propiciando a interiorização da ciência, além de estimular a elaboração de outros projetos de pesquisa e extensão no GRUESC e no NEAB. 
Integrantes: José Glebson Vieira - Coordenador / Guilherme Paiva de Carvalho Martins / Francisco Janio Filgueira Aires / Helen F. de Lima / Jailma Nunes Viana de Oliveira / Ilê dos Santos
Financiadores: FAPERN e MEC/SESu


2011-2014Memórias da emergência indígena: parentesco, etnohistória e identidade na comunidade dos Caboclos do Riacho de Açu-RN
Descrição: A pesquisa aqui apresentada ambiciona aprofundar estudos sobre a comunidade indígena denominado Caboclos do Riacho , localizada no município de Açu-RN. Como atividade do projeto de pesquisa aprovado pelo Edital 001/2010-DP/PROPEG/UERN, realizei juntamente com um bolsista duas incursões junto à referida comunidade, no intuito de fazer um levantamento demográfico e genealógico que incluiu o número de residentes, de famílias, formas de ocupação do território, dentre outros aspectos. Agora, avançaremos no sentido de registrar os regimes de historicidade, a perspectiva êmica sobre temporalidades, espacialidades e a própria organização social. Considerando a busca pelo reconhecimento da sua especificidade indígena, os Caboclos de Açu estão integrados na chamada territorialização (cf. Oliveira, 1999) que consiste num processo de reorganização social que envolve, dentre outros elementos, a configuração de uma nova unidade sociocultural, a partir da afirmação de sua especificidade étnica e cultural e a reelaboração da cultura e da relação com o passado. A opção pela pesquisa na referida comunidade decorre da exitosa experiência anterior e que carece o aprofundamento de questões elencadas acima. A pesquisa dialoga com as investigações já realizadas no âmbito da etnologia indígena que trata do contato interétnico, da emergência indígena e dos estudos de histórias locais e das leituras indígenas sobre territorialidade e espacialidade.. 
Integrantes: José Glebson Vieira - Coordenador / Jailma Nunes Viana de Oliveira
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2012-2014. No rastro da liberdade: em busca das raízes negras na religião afro-brasileira da região salineira do Rio Grande do Norte
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e resgatar a memória do negro na região salineira do RN, buscando uma valorização da herança cultural negra, muitas vezes negada pela historiografia oficial. Afirma-se que nunca existiu uma presença significativa de negros no Rio Grande do Norte, devido à tardia e inexpressiva existência de escravos na região no período colonial. Essa ideia reflete a ausência de atuação dos descendentes de escravos e consequentemente uma possível perda de memória coletiva. A ideia pode justificar também os poucos relatos históricos da religião afro-brasileira no estado. Para autores como Medeiros (2001), a origem dessa religião no RN é em grande parte, produto de importações ocorridas a partir  da década de 1950, não havendo indícios de raízes africanas. Desde o final do século XIX há relatos da religiosidade afro-brasileira no RN, mas é a partir de 1940, que se tornam mais evidentes. Período que também começam a se expandir o número de terreiros, sobretudo devido à permissão dos cultos afro-brasileiros pelas autoridades policiais em todo o país. É essa abertura que faz com que religiosos passem a buscar conhecimentos em outras regiões do país, prática comum no contexto dessas religiões. Porém, essas importações religiosas não necessariamente significam que não existem raízes negras na religião afro-brasileira do RN. Tentaremos nesse sentido, seguir os rastros dessas memórias negras e fazer uma ligação com a religiosidade afro-brasileira existente hoje, e assim, romper com o pressuposto de que, por não terem sido formados grandes complexos étnico-culturais negros no estado, não se pode falar em raízes africanas aqui. A documentação histórica será a principal fonte da pesquisa, aliada a análise das literaturas, mesmo sendo estas permeadas de lacunas. Considerando este fato, a pesquisa pretende também resultar num banco de dados e em material didático focados na valorização do patrimônio cultural étnico-racial do negro no RN.
Integrantes: Eliane Anselmo da Silva - Coordenadora / Francisco Cleiton Vieira S. Rêgo / Joriana Pontes / Maria Fabíola Layz Alves Cunha / Antonio Carlos Dantas / Yuri Feldman Cabral da Silva.


2012-2013. Retratos da violência: os relatos de homicídios nos jornais mossoroenses.
Descrição: A pesquisa em tela propõe realizar um levantamento nos três principais jornais mossoroenses  dos dados sobre os homicídios ocorridos na cidade durante o ano de 2011 por meio de suas reportagens, afim de diagnosticar como a questão da violência tem sido pensada na cidade de Mossoró através de formadores de opinião como os jornalistas, uma vez que a mídia aqui representada pelos jornais relata fatos e acontecimentos tornando visível a vida de certos indivíduos, projetando valores morais no meio social e entendendo que tais agentes sociais, ao narrarem questões correlatas à violência, procuram, por diferentes estratégias representativas, dar uma eficácia simbólica a suas opiniões, no sentido de apresentarem sua visão de mundo à opinião de seu público leitor. A ideia é mapear a situação da violência nesta cidade, através de sua representação maior, o homicídio. A metodologia a ser utilizada será a análise de conteúdo, serão catalogadas todas as reportagens feitas por estes três jornais referentes aos homicídios ocorridos na cidade durante o período de janeiro a dezembro de 2011, tal catalogação será realizada no acervo já existente na biblioteca municipal Ney Pontes Duarte. Todas as matérias serão xerocadas e classificadas por mês de ocorrência de maneira a que o pesquisador possa manuseá-las posteriormente de maneira a podermos ao final termos um quadro do que se entende por violência, como ocorre a violência e onde ocorre a violência nesta cidade. 
Integrantes: Elcimar Dantas Pereira - Coordenador / Rugna Bégna de Oliveira de Araújo / Lindemberg Dias Rezende.

2011-Atual. Tecnologias, Cibercultura e Imagens da Mulher na Contemporaneidade: A (re)construção da identidade de gênero entre professoras da educação básica
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar a auto-imagem de professoras da educação básica que tiveram acesso a conhecimentos voltados ao uso de tecnologias de informação e comunicação nas práticas educacionais para construir uma visão acerca das representações sociais e da auto-imagem da mulher, bem como da (re)construção da identidade de gênero entre profissionais do magistério no ciberespaço. Relacionando gênero, educação e tecnologia a partir das teorias feministas e de outros referenciais relacionados ao tema, identificando a auto-imagem de professoras sobre a mulher e analisando o impacto de cursos de capacitação que tratam do uso integrado de mídias nas práticas educacionais, a pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento de conteúdos para programas de formação continuada e políticas educacionais que enfatizem a importância da promoção da igualdade de gênero na instituição escolar. 
Integrantes: Guilherme Paiva de Carvalho Martins - Coordenador / Amilde Martins Fonseca - Integrante / Leila Karla Morais - Integrante / Marcília Luzia Gomes da Costa - Integrante / Marcela Carvalho Martins Amaral - Integrante. 
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.