O GRUESC desenvolve dois projetos em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). São eles:
1. Título: Memória, cultura e
identidade: a educação para as relações étnico-raciais nas escolas quilombolas
do Rio Grande do Norte
- Resumo: O projeto de extensão
decorre de um conjunto de ações extensionista já desenvolvidas no âmbito da
UERN, especialmente no que se refere à questão da igualdade racial que
propiciou a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Constitui uma
tentativa de reestabelecer práticas de pesquisa e extensão na área da promoção
da igualdade racial e combate ao racismo e a discriminação, visando à inclusão
social de populações historicamente destituídas do acesso à educação formal. O
NEAB, que já implementou ações de extensão no contexto dos estudantes negros
que ingressaram na UERN, atuará em comunidades quilombolas da região oeste
potiguar, entendendo que estas carecem de ações mais efetivas que reforcem não
apenas a educação formal, mas, sobretudo, busque valorizar as elaborações
nativas focando outros saberes, outras formas de ensinar e modos de transmissão
de conhecimento, os quais serão acessados por meio da observação, do registro
de memória, cultura e identidade. Espera-se o envolvimento e a contribuição de
alunos de graduação da UERN, professores universitários e aqueles que atuam
junto aos quilombolas, assim como técnicos e a comunidade escolar no
desenvolvimento de ações, e, por conseguinte, na consolidação do ensino para as
relações étnico-raciais. Partindo da discussão do projeto pedagógico das
escolas que possuem quilombolas em seu quadro discente, pretende-se executar a
formação continuada de professores, para, a luz das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assumirem práticas pedagógicas
que desconstruam os preconceitos e o racismo reproduzidos no cotidiano escolar.
Ao mesmo tempo, possibilitará um debate na UERN sobre a implementação da Lei 10.639/03,
que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no
currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira” e da resolução 01 de 17 de junho de 2004 (CNE/MEC) que
institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana. Um dos focos do debate proposto reside na importância daqueles
instrumentos legais na flexibilização do ensino de graduação a partir da
inclusão das temáticas propostas nos projetos pedagógicos, sobretudo, das
licenciaturas, além de valorizar a pesquisa com populações quilombolas, com
ênfase na educação quilombola.
- Integrantes:
Prof. Dr.
José Glebson Vieira (Coordenador), Profa. Dra. Eliane Anselmo da Silva (colaboradora), Prof. Ms. Paulo Santos Dantas (colaborador), Prof. Ms. Francisco Janio Filgueira Aires
(colaborador), Profa. Ms. Helen Lima (colaboradora), Ilê dos Santos (estudante
colaborador) e Jailma Nunes de Oliveira (estudante colaboradora).
- Fonte de
financiamento: PROEXT-2011
2. Título: História e cultura
afro-brasileira na escola: lei 10639
- Resumo: Este projeto faz parte das
atividades do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) e do GRUESC (Grupo de
Estudos Culturais), em suas ações de articulações entre ensino, prática e
extensão. É um projeto piloto, de abrangência regional. Seu objetivo é
qualificar professores da rede pública municipal de ensino sobre a História e a
Cultura Afro-brasileira, ajudando na implementação da Lei 10.639 na escola.
Esta Lei é um dispositivo legal que torna obrigatório o ensino da História e da
cultura afro-brasileira e da África, dispondo que esse conteúdo deve ser
ministrado em todo o currículo escolar e ainda inclui no calendário escolar o
dia 20 de Novembro como o dia da Consciência Negra. Visa assim, no âmbito não
apenas escolar, mas da sociedade em geral, repensar as relações étnico-raciais,
as relações sociais e pedagógicas, procedimentos e as próprias condições de
ensino no Brasil.
- Integrantes: Eliane Anselmo da Silva
(coordenadora), José Glebson Vieira; Ailton Siqueira de Sousa Fonseca; Eliane
Anselmo da Silva (Responsável); Lidiane Alves da Cunha.
CONVIDAMOS A PARTICIPAR :
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